31 março, 2007

Ataúro

Ataúro é uma ilha satélite de Timor, mesmo em frente a Dili. Foram 2 horas de ferry-boat desde o porto de Dili, 10 minutos de carinha e chegamos às nossas cabanas de uma Eco-Village mesmo em frente à praia. A praia era só nossa: corremos, jogamos futebol, vimos corais, ouvimos o Tóqué, um lagarto, a gritar tóóóóquéééé bem alto durante a noite.
Lembro-me de estarmos a discutir temas sérios e de eu estar cansado. Fiz um apelo ao meu querido "boicote ao raciocínio estruturado". A conversa estruturada continuou e eu ia adormecendo... sem dar por ela o wiskey local (General) e a cerveja (Tiger) começaram a falar nas vozes dos meus companheiros.
Nessa noite nasceu o movimento religioso "tóquéfixe". Desde que cheguei a Timor que comecei a dizer "que fixe!" a todo o momento, e ainda não parei. Daí vem também o nome do movimento. Dissemos o "ohm" do nosso movimento na praia: expiração prolongada com "tóquéééééé" e inspiração rápida com "fixe". Escrevemos os 8+1 mandamentos do movimento, sendo que o 4º rezava assim: "O referencial do movimento será a absoluta arbitrariedade". E assim o movimento foi criado em ambiente de absoluto non-sense! Sendo que, como sempre, uns se sentiram mais livres do que outros.
Ainda tomamos banho durante a noite com a lua bem cheia e a água quente. Alguns ficaram a ver o nascer do sol no mar... eu fui dormir.

Deixo-vos algumas fotos do fim de semana paradisíaco: http://luisramos.net/pictures/IlhadeAtauro