23 março, 2007

Aqui são todos bonitos!

Embarque no aeroporto de Bali. Há algo que me diz que o cheiro omnipresente que não consigo caracterizar (a incenso ou a "alcatifa") é algo mau. Mas só o mesmo algo que me diz que estas criaturas, mais pequenas e mais escuras que nós, são feias!
O avião era pequeno e pingavam gotas do tecto. O ar condicionado avariado suponho. Os hospedeiros (um casal) eram particularmente "feios" e voltei a esbarrar na questão anterior.
Lá sobrevivi e aterramos em Dili. O avião é o único do aeroporto e os passageiros andam do avião até ao edifício. Ao lado do avião uma mini base militar com 3 helicópteros (australianos?) e uma tenda. Burocracias e um jipe que me leva directamente ao bairro da cooperação. Entre informações sobre as aulas, disciplinas e faculdade, surgem as tendas e barracas dos refugiados com o verde por todo o lado. Refúgio tropical. O sofrimento começa...
O bairro é um conjunto de casas de luxo para os níveis de riqueza de Dili (para um país europeu são casas muito humildes).
A visita à faculdade foi breve. Vi a sala de professores, as salas de informática (nada má), e algumas caras de alunos.
O que mais me comove não são as más condições que existem mas o facto de as personagens desta história serem de uma raça diferente: "aqui são todos bonitos!"

Sem comentários: