12 outubro, 2007

O sul do Ecuador e a entrada no Peru

Depois de Quito, capital do Ecuador, onde vivi, acima de tudo, uma experiência sociológica (post a fazer), atirei-me para a costa pacifica do Ecuador.

Puerto Lopez
Primeiro Puerto Lopez, uma praia também conhecida como as Galápagos dos pobres. Ir às Galápagos é muito caro (uma semana fica por, no mínimo, 1000EUR). Em Puerto Lopez apanha-se um barco até à Isla del la Plata onde se vêm baleias e passarinhos de patas azuis. Uma amostra das Galápagos.

Montañitas
Depois Montañitas, uma praia também conhecida como a capital nacional do surf.Montañitas é como Kuta (em Bali, Indonésia) mas mais pequeno e "menos sobre-desenvolvido". É praticamente impossível ser "tão sobre-desenvolvido" como Kuta (em Montanitas não há casas de massagens nem prostituição; elementos que a separam de Kuta, pelo menos supreficialmente). Bem, a praia é fantástica! Os instrutores de surf convidaram-me para um jogo de futebol e depois para uma fogueira com maduros (um post sobre comida estará para breve). Á volta da fogueira os instrutores e um grupo de gringas (gringo aqui quer dizer angloparlante). Montañitas é famoso pelas drogas que ai se consomem. Eu não vi nada á excepção do charro que rodava a brasa com os maduros. Mais tarde, ao jantar, um dos instrutores passou no restaurante onde eu jantava sozinho e sentou-se a meu lado. O rapaz devia estar mesmo muito longe com uma moca sabe-se lá de que droga. Eu recordarei a conversa sobre viajar e outros países e a pergunta que lhe fiz: "Y el Peru, te gusta?" ao que ele respondeu: "yaaaaa, buenas olas!!". Náo sei como náo me parti a rir em frente a ele...

Guayaquil
No dia seguinte fui para Guayaquil, a maior cidade do Ecuador. Caminhei à noite pelo centro e vi a que até agora é a cidade mais moderna e arranjada da viagem. Passeios sem buracos! Bancos! Iluminação da via publica! Segurança! McDonalds! Caixotes do lixo! Nokia! Estradas asfaltadas! Um festival de dança! Samsung! Uma exposição de pintura! ... enfim, a modernidade... com o bom e o mau... o desenvolvimento... a globalização... tudo o que um turista como eu não quer ver...

Machala
A sul de Guayaquil, Machala, a capital mundial da banana, "del banano". Se na Malásia vi hectares e hectares de palmeiras como nunca tinha visto, em Machala eram bananeiras! TANTOS kms! E recordo as linhas perpendiculares à estrada sem bananeiras... infinitas!

Peru
Mais abaixo no mapa e à frente no tempo, o Peru! Na costa, tal como a grande maioria das fronteiras internacionais que tenho conhecido, a fronteira entre o Ecuador e o Peru é natural. Acabam-se as bananeiras, aparecem os CACTOS! Estou no deserto! Mas melhor que um deserto normal, este tem vista para o pacífico. Hoje durmo em Mancora, uma vila de gringos e surfistas neste deserto com vista para o mar. Lindo!

E agora, vamos ao surf!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora viva grande viajante! :)

Leio os teus posts e apetece-me ir passear a algum lado :)

Espero que tudo continue a correr bem.

abraço!