29 fevereiro, 2008

Banaras, Benares, Varanasi Magico


Varanasi e' a cidade mais antiga do mundo. Mais antiga que Troia, mais antiga que a Babilonia...

No ghat ardente, escadaria que da para o Ganges (Ganga), ardem corpos e passam os intocaveis (casta que nem sequer e' casta) que explicam o que esta a acontecer por umas rupias. Ha as familias em volta da fogueira a dizer/cantar rezas que nao entendem. No meio da fogueira uma cabeca, e do outro lado, uns pes que mexem ao ritmo da fogueira. A musica ecoava numa escadaria ao lado. E homens velhos, de barbas longas e vestidos de laranja, jantam de uma panela na fogueira, tudo com o ganges por tras.
Em cada esquina das ruelas com um metro e meio de largura um mini templo Hindu.
Isto e' real? Perguntei eu ao ver a miuda a vender flores e o velho sabio por tras a fazer uma reza. No fundo sempre o Ganges e como cai o dia, uma luminosidade produzida por uma bruma que nao deixa ver longe... que torna tudo idilico.
Isto e' tudo verdadeiramente magico.
No cafe onde almocei havia uma francesa com um livro de um psiquiatra que falava de porque e' que os ocidentais ficam loucos na India. Estou aqui ha' dois dias e ja parece uma semana. O sentimento de "eu estou mesmo aqui nesta cena?" repete-se a cada esquina. Realmente incrivel, inacreditavel...

Um sitio que me faz pensar: "tenho 28 anos e so agora e' que vi isto".
Imaginem alguem que nunca tivesse ouvido falar de matematica e se lhe mostrasse, a matematica, aos 28 anos.
Imaginem que nao sao capazes de imaginar. Imaginem que tem de comprar um bilhete de aviao. URGENTE! E' urgente vir a Benares.

Ontem houve musica ao vivo e hoje aulas de yoga e citara.

E ha a grandeza dos filmes do Pasolini e do Paradjanov. So eles lograram mostrar-me a beleza do que vejo aqui em Benares... verdadeiro exotismo.