Dia 7 de Fevereiro o avião aterra em Nova Delhi, New Delhi... I should start posting in English (with indian accent).
Para que é que vou, onde vou, quanto tempo, o que vou fazer, como vou fazer... são perguntas sem respostas, que nem sequer é necessário aparecerem durante a viagem.
Deixo a obsessão das respostas. do sentido, da razão, de deus para vocês... deste lado do ecrã vive-se sem isso.
Religião: os 1000 deuses
No hinduísmo existem milhares e milhares de deuses. Há deuses para tudo... e para nada. Um resumo de uma horita de deambulação internáutica. É uma história gigantesca que começa mais ou menos assim...
Brahman é o espírito cósmico supremo que é incognoscível pelo homem. Brahman é o princípio divino não personalizado e neutro.
Os três principais deuses do hinduismo (a trindade Hindu) são considerados aspectos de Brahman: Brahma (o Criador), Vishnu (o Preservador) e Shiva(o Destruidor).
As suas esposas são respectivamente:
- Brahma tem Saraswati (deusa do conhecimento, das artes e dos rios)
- Vishnu tem Lakshmi (deusa da riqueza, fortuna, amor e beleza)
- Shiva tem Sati e depois Durga/Parvati (mãe de Ganesha, o famoso cara de elefante)
Dependendo do ramo do hinduísmo que seguimos, cada um destes deuses é mais ou menos adorado. Todos têm várias encarnações (avatars) e também vários nomes...
Filosofia: as 4 qualidades
Na filosofia aparecem no topo os Purusharthas que são as quatro qualidades ou os quatros objectivos da vida humana: Kama (prazer sensual ou amor), Artha (poder ou riqueza), Dharma (moralidade ou justiça) e Moksha (liberdade ou libertação do ciclo de encarnação).
Sociedade: as 5 castas
Na sociedade aparecem no topo as castas descritas nas escrituras hindu: Brahman (padres e professores), Kshatriya (guerreiros e politicos), Vaishya (comerciantes e artesãos), Sudra (operários) e Dalit (os intocáveis, os que não são ninguém).
Novo no blog: fotos do melhor do sudeste asiático.