Parece que o fogo posto, ou fátuo, acabou - na casa do Neruda a olhar o pacifico que é, em muitos sítios, tão igual ao atlântico. Oceanos, momentos, pessoas, ideias, sentidos e sentimentos... tudo se repete... fica o sabor das coisas, como no vinho. Viver é tragar vinho. Foram 3 meses de embriaguez. E no fim só aquele sabor entre a língua e o palato, entre o pensar e o sentir, entre o eu e os outros - entre as palavras e as coisas há um sabor aveludado. É aqui que me abandono...
Vendedores ambulantes há muitos e é simples a indiferença emocional do "no, gracias". Tinha a mão naquela posição em que os actores a põem para parecer deficientes e tremia. Ao passar vi o montão de rebuçados no colo. A mão tremia e alguns metros depois de passar, olhei para trás e vi o trabalho de precisão do por cada um dos rebuçados dentro de um saco fininho. Sigo caminho, mais uns metros, olho para trás, e ele satisfeito com o primeiro rebucado dentro do saco fininho a tremer. Invadiu-me um arrepio e vontade de chorar. E olho outra vez para trás, mas a emoção passou - rápido demais. E nesse instante entendo que aquilo me dá prazer. Olho para trás para ter prazer... olho para trás para ter prazer... para ter prazer... o altruismo nao existe? Pois nao? Outra vez?
Quem mais poderia encontrar neste meu egoísmo emocional - inconsciente que saltou - senão Nietzsche? Vim ä america do sul falar de Nietzsche com Foucault? O regeaton vem de alguma loja perto e ao olhar para o outro lado da rua vejo Nietzsche louco e o seu cavalo pintado - mas não está a chover! O sol raia e ele, em tronco trôpego nu, dança regeaton com uma mina mulata: paum! paum! paum! Do seu bigode gigante chega-me um sorriso paternal.
Já bem no fim do moleskine, viro a página e leio uma frase que escrevi há 3 meses na Venezuela:
"Quando um homem fala, fala também a sua ignorância que o condena ao fracasso (a ignorância vive nas palavras). Quando um homem ouve, é a ignorância dos outros que o invade."
Y asi me callo...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
:) e então até logo!
Este é o regeaton:
http://www.youtube.com/v/gM-N6rBr8fo&rel=1
Enviar um comentário